Engenheiros (as) da CSN iniciam campanha salarial com entrega da pauta de reivindicações

O Sindicato dos Engenheiros de Volta Redonda (Senge-VR) deu início à campanha para renovação do acordo coletivo 2024/2025 dos funcionários da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). Na quarta-feira (dia 3), a pauta composta por 36 itens foi protocolada junto à empresa, que agora analisa os pontos e nos próximos dias deve apresentar uma contraproposta. A vigência do atual acordo encerra no dia 30 de abril, podendo ser prorrogado para garantir proteção e vantagens ao grupo composto por 450 engenheiros.

A pauta destaca-se pela proposta de reajuste salarial com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) pleno, calculado entre 1º de maio de 2023 e 30 de abril de 2024. Além disso, os engenheiros pleiteiam um aumento real de 2% para compensar parte das perdas salariais dos últimos seis anos. Caso a CSN concorde com as propostas, o reajuste total atingiria pouco mais de 6%.

Outro ponto reivindicado é a sugestão de destinar 10% do lucro operacional (EBITDA) para o pagamento do Programa de Participação de Resultados (PPR) dos engenheiros da CSN, com base na proporção do período produtivo trabalhado por cada funcionário durante o ano de 2023.

Benefícios

Em relação aos benefícios, o Senge-VR propõe a concessão de um cartão de alimentação no valor de R$ 1.100 para todos os trabalhadores ativos, assim como para aqueles afastados por motivos de saúde ou licenças. Uma oferta de crédito extra no mesmo valor está em discussão, com previsão de ser depositada até 15 de dezembro deste ano.

Fernando Jogaib, presidente do Sindicato, enfatizou que a entrega da pauta de reivindicações marca o início das negociações, com o objetivo de alcançar um acordo que atenda aos interesses dos engenheiros da CSN. “Estamos empenhados em garantir melhores condições salariais e benefícios para os profissionais. Esperamos que as negociações ocorram de maneira transparente e produtiva, sempre em defesa da categoria”, ressaltou.

O sindicalista também destacou a importância de resolver questões pendentes do acordo anterior, incluindo pontos como plano de saúde, PPR, Plano de Cargos e Salários, salário mínimo profissional e a situação dos Assistentes Técnicos.

Social

No âmbito social, a pauta do Senge-VR aborda a ampliação da licença de paternidade por 20 dias, garantias de afastamento para acompanhamento de familiares em situações médicas urgentes, e o aumento da estabilidade de emprego para gestantes e lactantes.

“Além disso, solicitamos o reajuste do auxílio-creche para R$ 1 mil, juntamente com a concessão de uma cesta de Natal de qualidade e kit escolar para todos os funcionários. São medidas importantes que impactam positivamente a vida dos engenheiros e engenheiras da empresa”, concluiu Fernando Jogaib.

Veja a pauta completa: