SENGE – VR Cinquenta Anos de Lutas e Conquistas

No último dia 28 de maio, o Sindicato dos Engenheiros de Volta Redonda – SENGE, festejou os cinquentas anos de sua fundação. O evento foi comemorado com um jantar dançante e a participação de vários convidados, como engenheiros, Diretores e ex-Diretores, autoridades de Volta Redonda, representantes de sindicatos de onze estados, Diretores da FISENGE.

Participaram da Composição da Mesa Comemorativa:
Eng° João Thomaz – Presidente do SENGE-VR
Arq.Lincol Botelho – Sec. De planejamento, representante do prefeito de Volta Redonda
Eng° Clovis Nascimento – Presidente da Fisenge
Engª Simone Baía – diretora da mulher da Fisenge
Eng° Tiago Amorim – Coordenador Regional Sul do CREA-RJ
Eng° Antônio Otávio Espindola – AEVR
Sr. José Eli – Diretor do Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense
Dr. Alex Martins Rodrigues – Presidente OAB-VR
Dr. Cabral – Presidente do Sindicato dos Bancários Sul Fluminense
Arq. Zaira Monachesi – ACIAP
Dr. Osíris Barbosa – Presidente da SINTEC

Durante o evento, a Diretoria do SENGE homenageou o ex-presidente Lázaro Sérgio de Andrade Coutinho, na pessoa de sua viúva Stella Coutinho. Um momento de emoção e justiça pela abnegação e serviços prestados pelo Coutinho e outros grandes homens que também fizeram parte dessa história, em sua passagem como Presidentes e diretores do Sindicato.

MESA REDONDA DO COLETIVO DE MULHERES DA FISENGE.

Na sequencia das festividades pelos cinquenta anos do SENGE, foi realizada em Volta Redonda a “Mesa Redonda” do Coletivo de Mulheres da Fisenge, a oficina de capacitação de lideranças femininas, realizada nos dias 29 e 30/5. Ministrada pela socióloga Maysa Garcia, a oficina contou com três módulos. “Somos conformadas, por construções sociais, ao longo da vida a dar conta de uma série de tarefas, desde trabalho, casa, família e luta política. A diretora da mulher da Fisenge, Simone Baía, na abertura da oficina reforçou a importância do empoderamento feminino. Esteve presente também na oficina o presidente da Fisenge, Clovis Nascimento, o diretor financeiro da Fisenge, Eduardo Piazera; o secretário-geral, Fernando Jogaib; o presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge-RJ), Olímpio Alves dos Santos; o presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná (Senge-PR), Carlos Roberto Bittencourt e o presidente do Sindicato dos Técnicos Industriais do Rio de Janeiro (Sintec-RJ), Osíris Barbosa.

PERICULOSIDADE DE ENGENHEIROS CSN

No pagamento de abril de 2015, à Administração da CSN, não pagou o adicional de PERICULOSIDADE, de aproximadamente 100 ( cem ) Engenheiros, reduzindo os salários dos mesmos em cerca de 30%, e atendendo a reclamações dos prejudicados, o SENGE contatou a CSN e pediu a marcação de Mesa Redonda pela Delegacia Regional do Trabalho, para discussão do assunto.
A CSN, após reunião com a Diretoria do SENGE, reviu a decisão tomada, voltando a pagar a periculosidade aos Engenheiros, normalizando a situação. O SENGE através de oficio à DRT cancelou a Mesa Redonda.

CSN – ACORDO COLETIVO 2015/2016

O SENGE garantiu a manutenção da data base em 1° de maio e está aguardando o chamado da CSN, com a comissão de negociação do sindicato. Qualquer sugestão da categoria, entrar em contato com o SENGE-VR.

Para ver as fotos da festa só acessar o Facebook