SENGE INFORMA Nº 15 – CSN – AC. COLETIVO 2015/2016 – PAGAMENTO DE PROCESSOS

CSN – ACORDO COLETIVO – 2015/2016

O SENGE-VR aguarda da CSN a apresentação da proposta da Empresa para o AC-2016/2017. A proposta elaborada, e aprovada pelos engenheiros em Assembleia, foi entregue por ofício em 20/04/2016.

ASSEMBLEIA APROVA BALANÇO DO EXERCÍCIO DE 2015

Em Assembleia realizada em 25/04/2016, foram aprovadas as contas do SENGE do Ano Fiscal de 2015. Não havendo restrições ou comentários quanto ao parecer do Conselho Fiscal. A Ata da Assembleia encontra-se à disposição dos associados na Secretaria do Senge.

FISENGE E SENGE – LUTA EM CONJUNTO PELOS DIREITOS DOS ENGENHEIROS

1. SALÁRIO MÍNIMO PROFISSIONAL.

O SENGE lançará, em conjunto com a FISENGE, no próximo mês de junho o caderno de comemoração dos 50 ANOS DE PROMULGAÇÃO da Lei do Salário Mínimo Profissional. Uma das bandeiras de luta das Entidades Sindicais dos Engenheiros, o SMP, mesmo depois de 50 anos da Lei ainda é motivo de discussões entre Sindicatos e Empregadores. O SMP é uma garantia de remuneração mínima para os profissionais que investiram anos de suas vidas em sua preparação profissional.

2. Luta Contra a Revogação da Lei da PLR.

Há um Projeto de Lei em tramitação que revoga a lei de 2000, que instituiu ao pagamento aos trabalhadores da Participação nos Lucros e Resultados das Empresas. Somos terminantemente contra o fim da Lei da PLR. E para lutarmos, em conjunto com os Sindicatos filiados à FISENGE, vamos agir diretamente sobre os congressistas.

PAGAMENTO DE PROCESSOS

O SENGE VR tem realizado vários pagamentos relativos aos processos judiciais que move em favor de seus representados, e que resultaram em sucesso.Entretanto, não estamos conseguindo localizar os representados abaixo. Solicitamos que, caso você tenha algum contato com essas pessoas, por favor, nos ajude.

Lázaro José T. Castro

Joel Faustino da Rocha

Eliana de Oliveira dos Santos

Miguel Gustavo Silva Giffoni

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA – CONVOCAÇÃO

A Diretoria Executiva do Sindicato dos Engenheiros de Volta Redonda – SENGE-VR, em conformidade com o que determina o artigo 44 do seu Estatuto, CONVOCA todos os seus associados habilitados a participarem do processo eleitoral desta entidade, para se reunirem em Assembleia, que se fará realizar em 01 de junhode 2016, às 17:30h em primeira convocação com, no mínimo, 1/3 dos associados e/ou às 18:00h em segunda e última convocação, com qualquer número de sócios, na sede deste SENGE-VR, sito à rua 21 nº 48, Vila Sta Cecília em Volta Redonda, a fim de instaurar o PROCESSO ELEITORAL, com a ELEIÇÃO DA COMISSÃO ELEITORAL que presidirá o pleito.

O SEU SINDICATO DOS ENGENHEIROS FAZ 51 ANOS NO PRÓXIMO DIA 28/05/2016

Neste momento da história de nosso país, quando as dificuldades da economia enfraquecem o conjunto dos trabalhadores do Brasil, com conseqüente perda na massa salarial, gerando desemprego para milhões e a retirada dos ganhos obtidos por anos de lutas. Torna-se necessária a união dos trabalhadores de todas as classes, para que não venham a pagar solitariamente pela crise que está fechando diariamente milhares de postos de trabalho, empresas e reduzindo as oportunidades.

Todos temos conhecimento da crise, ou pelos jornais, ou pelos preços cada vez mais altos nos supermercados, ou pelas notícias das demissões de amigos, parentes e colegas, cada vez mais frequentes.

Neste cenário, não faltam às habituais chantagens de patrões que, se aproveitando do clima de medo que tomou conta da sociedade, acenam com as dificuldades da economia para retirar direitos e vantagens dos trabalhadores. É claro que as Empresas, de uma maneira geral, estão passando por enormes dificuldades, pela perda de mercados, ou pela ação predatória de empresas de outros países. A única forma de fazer frente à ação predatória que está se abatendo sobre a classe trabalhadora é a união destes para, mesmo aceitando a irreversibilidade da situação, que trará em seu bojo prejuízos a todos, trabalhadores e patrões, esses não venham a arcar solitariamente com as perdas causadas pela crise. É preciso que todos procurem se manter informados e unidos. Discutindo cada situação que se apresente. Levando aos Sindicatos que os representem o que julgarem ser excesso dos patrões. Para isso, o SENGE-VR, cumprindo sua obrigação legal, estará sempre à disposição dos Engenheiros para, no que for necessário e possível, juntar esforços em defesa da classe.

SENGE-VR.

Não Fique Só, Fique Sócio.