SENGE INFORMA – Nº 04/2018 – ENGENHARIA NÃO É CUSTO, É SOLUÇÃO!

ENGENHARIA NÃO É CUSTO, É SOLUÇÃO!

Com a bandeira de buscar resultados financeiros a curto prazo, Caciques iluminados da CSN resolvem demitir mais Engenheiros, como nos meses de agosto a novembro de 2017, saindo da média mensal de 4 rescisões para 10, quase o triplo.

A questão é que nos momentos de crise, a experiência mostra que é melhor reforçar o time de Engenheiras e Engenheiros e não reduzi-los. Mesmo porque os salários na CSN não são altos e em contra partida, o trabalho é muito.

Quanto aos “Executivos” contratados a peso de ouro no mercado, muitos sem experiência ou conhecimento das particularidades das Empresas, vão ter passagem rápida e lucrativa pra si mesmos. Administrar uma Siderúrgica complexa, não é a mesma coisa que uma Fábrica de Tecidos.

Abrir mão do conhecimento de profissionais qualificados, nos quais a Empresa investiu durante anos é o mesmo que queimar seu patrimônio técnico.

Nós do SENGE-VR, que convivemos dia a dia com os demitidos, sentimos que muitos profissionais que hoje estão fora da empresa, já chegaram a se sentir prestigiado, por fazer parte de seu quadro. Chegaram, inclusive a defender a política da CSN. Só que a realidade é bem diferente.

Quem hoje está agradando, amanhã pode se tornar uma “peça” descartável.

Cabe aos sindicatos, a defesa dos trabalhadores. E é isso que o SENGE-VR vem buscando. Nossa entidade é aberta e democrática. Se você precisar, procure um dos nossos diretores. Nós estamos preocupados com o seu futuro e o da nossa empresa.