‘CSN ESTÁ EM ÓTIMA SITUAÇÃO’, João Thomaz

Presidente do SENGE-VR fala sobre boa economia mundial que favorece a empresa

O presidente do Sindicato dos Engenheiros de Volta Redonda (SENGE-VR), João Thomaz, disse que a situação econômica mundial favorece os mercados da Companhia Siderúrgica Nacional. “A CSN se encontra em ótima situação, já que comprou várias ações da Usiminas, tem uma proposta para compra da CSA e de outras empresas no exterior”, afirmou, informando que a crescente participação brasileira na economia mundial faz com que a empresa considere a internacionalização de suas operações.

Thomaz acrescentou que as perspectivas econômicas internacionais da empresa são positivas em médio prazo. “Isso graças aos mercados dos Estados Unidos e Europa, onde estão instaladas a CSN LLC e Lusosider, respectivamente”, disse Thomaz.

‘O futuro da empresa é promissor. Nos próximos meses entrará em funcionamento a nova fábrica de aços longos em Volta Redonda. Será o ingresso definitivo da CSN nesse mercado, justamente num momento de prolongada expansão da construção civil no país. Nesta trajetória alcançamos também em 2012, significativo avanço na produção de cimentos, com a comercialização de 2 milhões de toneladas do produto’, declarou em Relatório da Administração do ano passado, o presidente do Conselho de Administração, Benjamin Steinbruch.

RECORDE EM 2012

A constante melhoria das produções brasileiras da CSN levou a empresa a atingir um recorde no ano de 2012: a receita líquida chegou a R$ 16,9 bilhões. Foram R$ 10,8 bilhões no segmento siderúrgico, sendo vendidos 5,8 milhões de toneladas do material, o que representa 19% a mais do que em 2011, e 4,5 milhões de toneladas de aços planos.

“Se a situação é excelente, se a CSN está pagando R$ 560 milhões de dividendos aos acionistas, qual deveria ser o reajuste de salário dos trabalhadores”, finalizou o presidente João Thomaz.