Confea elege representante da engenharia civil no Rio de Janeiro na quinta (dia 3)

Confea elege representante da engenharia civil no Rio de Janeiro na sexta (dia 3)

O Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) vai eleger o representante do Rio de Janeiro e seu suplente na modalidade Engenharia Civil. A votação está marcada para 3 de novembro e será feita de forma exclusivamente eletrônica, pela internet, em site a ser divulgado pelo Confea em data próxima à da eleição. O Conselheiro Federal e seu suplente serão eleitos para o mandato de 1º de janeiro de 2023 a 31 de dezembro de 2025. A votação, no caso do Rio, é para o representante da engenharia civil, mas todos os engenheiros, de todas as modalidades, devem votar.

O Plenário do Confea é composto por 18 Conselheiros Federais, representantes dos grupos profissionais e das instituições de ensino superior, eleitos nas Unidades Federativas, em forma de rodízio. Renova-se anualmente pelo terço de seus membros, conforme disposto no art. 29, da Lei nº 5.194, de 1966.

Esse rodízio é disciplinado por uma Tabela de Sucessividade de Estados e Modalidades (chamada Rosa dos Ventos), atualmente aprovada pela Decisão Plenária nº PL 2320/2019. Os cargos de Conselheiros Federais em disputa nas Eleições 2022 do Sistema Confea/Crea serão os seguintes:

• Acre: representante da modalidade Industrial
  • Alagoas: representante do grupo/modalidade Agronomia
  • Amapá: representante da modalidade Elétrica
  • Rio de Janeiro: representante da modalidade de Engenharia Civil
  • Rondônia: representante da modalidade Engenharia Civil
  • Sergipe: representante da modalidade Engenharia Elétrica

No Sistema Confea/Crea e Mútua, as eleições para os cargos de presidente e de conselheiros federais são regulamentadas pela Resolução nº 1.114, de 2019.

O sistema de votação eletrônica estará aberto no dia 3 das 8h às 19h, observado o horário oficial de Brasília. Após o encerramento, a Comissão Eleitoral Federal extrairá do sistema eletrônico todas as contagens, apurações, relatórios e dados que julgar pertinentes. A comissão tem até o dia 11 de novembro para consolidar essas informações, encaminhando ao Plenário do Confea a proposta de homologação das Eleições 2022. O Plenário, por sua vez, terá até o dia 25 de novembro para homologar o resultado. A divulgação oficial dos eleitos está prevista para o dia 28.

As candidaturas inscritas no Rio de Janeiro e em outros estados e mais informações sobre a eleição podem ser consultadas nos links abaixo: