Coletivo de Mulheres do Senge-VR participa de evento da Uni Américas, na Argentina

As representantes do Coletivo de Mulheres do Senge-VR, do Senge-SE e do Senge-PB, através do Coletivo de Mulheres da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros – Fisenge, participaram nos dias 05 e 06 de setembro, em Buenos Aires, na Argentina, da Oficina do Programa de Tutorias de Mulheres em STEM (sigla para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). O programa piloto de mentoria para mulheres sindicalistas das carreiras STEM da UNI Américas (Organização Mundial de Trabalhadoras e Trabalhadores) visa instrumentalizar mulheres em lideranças profissionais para a implementação de projetos que garantam o aumento da equidade de gênero em suas localidades, entidades e países. Servindo assim de modelo para outros segmentos futuramente. Para isso foram formadas duplas de profissionais mais experientes, tutoras, e profissionais mais jovens, tutoradas. As duplas desenvolveram projetos e terão prazo de 2 anos para apresentarem os resultados, conforme cronogramas acordados.
Considerando que a pandemia transformou o mundo do trabalho, o programa tratou entre outros temas, sobre os avanços atingidos em matéria de inclusão e igualdade das mulheres trabalhadoras no contexto profissional e social, bem como através do diálogo e do intercâmbio de experiências, de encorajar as participantes para exteriorizarem as diferentes problemáticas, demandas e/ou dificuldades que confrontam as trabalhadoras e profissionais da STEM no contexto de trabalho. Além das palestras e debates, foram realizadas atividades grupais, tais como: As mulheres no mundo, Questões de gênero nos TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), Parcialidade de gênero nas carreiras TIC – STEM, Desenvolvimento de um questionário para mulheres nas carreiras TIC – Preparo de uma enquete, Planejamento de atividades para o futuro, dentre outras.
Foi um momento de troca de experiências, força, aprendizado com as companheiras da Argentina e de outros sindicatos do Brasil.
Foram apenas dois dias de trabalho e muito aprendizado. Valeu cada momento com vocês, mulheres guerreiras, empoderadas, trabalhadoras, queridas, fortes, lindas, companheiras.
Pelos trabalhos realizados, o nosso sincero agradecimento aos organizadores e diretoras do evento, e a todas as participantes, por terem compartilhados seus conhecimentos, suas histórias de luta, de vida, de vivências trabalhistas e sindicais, de família, e ainda, por nos deixarem fazer parte de suas vidas.
Até breve e bom trabalho!
¡Hasta pronto y buen trabajo!

UNI Global Union Américas
Andrea E. García – Coordenadora de Igualdade de Oportunidades de UNI Américas; Mónica Sladogna – Diretora do Projeto Sindical Trabalhista do Escritório da FES em Buenos Aires; Verónica Fernández Méndez – Chefe Global do Departamento de Igualdade de Oportunidades da UNI; Marta Ochoa – Coordenadora Global do Departamento de Igualdade de Oportunidades e Diretora da UNI Jovens; André Rodrigues – Diretor da UNI Américas Profissionais e Gerentes.
Engenheiras Marina Franca, Presidente do Senge-SE; Elaine Santana, Diretora do Senge-SE e Vice-Presidente da Fisenge; Neide Aparecida, Vice-Presidente do Senge-VR e Diretora da Fisenge; Marília Henriques, Membro do Comitê Gestor do Programa Confea/Crea Mulher e do Coletivo de Mulheres Senge-PB/ Fisenge.