Tel.: (24) 3343-1606 | 3342-4320
Filiado a Fisenge
Sindicato dos engenheiros de Volta Redonda - RJ


Palestra sobre Guia de Autovistoria Predial é realizada em Volta Redonda

Apresentação do Guia de Autovistoria Predial em Volta Redonda

 

Por solicitação do SENGE-VR, no dia 20 de agosto, engenheiros e arquitetos de Volta Redonda conheceram o Guia de Procedimentos de Autovistoria, do Rio de Janeiro. O evento que foi realizado na Associação de Engenheiros e Arquitetos de Volta Redonda – AEVR teve início às 17 horas, e contou com a presença do presidente do SENGE-VR João Thomaz e alguns diretores. Criado após forte mobilização, o guia foi elaborado por mais de 500 profissionais da engenharia e coordenado pelo engenheiro Luiz Cosenza, o material levantou discussões em torno da importância da autovistoria predial para profissionais do ramo e usuários de edifícios e condomínios no Estado.

Com um público de aproximadamente 100 pessoas, o lançamento da cartilha apontou questões importantes em relação à nova legislação nº 6400/13, sancionada em 5 de março de 2013 pelo então governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral.

A falta de manutenção e prevenção possibilita riscos que acabam em tragédias que já mataram centenas de pessoas no Brasil. Tanto em quedas de edifícios, quanto em incêndios como na boate Kiss em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, em janeiro de 2013.

É a partir desta lógica que a palestra Inspeção e instalação elétrica à autovistoria predial, ministrada pelo engenheiro Marcos Possi, mapeou riscos e soluções. Para Marcos Possi, principalmente na parte elétrica, é preciso muito mais atenção e uma inspeção ainda maior. “Existem problemas que na elétrica não têm cheiro, cor, nem textura. Nem todas as instalações são iguais. Até porque existem prédios comerciais, residenciais e mistos,” destacou.

Para Luiz Cosenza, a elaboração do Guia de Procedimentos foi fruto da constatação da grande importância que as orientações teriam para a sociedade e os profissionais. “Inspeção é coisa séria e não é para ser feita em um dia só. Foi a partir dessa premissa que reunimos vários especialistas para elaborar esse Guia que hoje orienta técnicos, profissionais e empresas”, comemorou Cosenza.

Fonte: texto Senge-RJ / Por: Daniel Climaco

Acesse o site: www.senge-vr.org.br

SENGE-VR. Não Fique só. Fique Sócio

Voltar