Tel.: (24) 3343-1606 | 3342-4320

ACORDO COLETIVO CSN 2016/2017

Sindicato dos Engenheiros de Volta Redonda – SENGE

Caros companheiros,

O Sindicato dos Engenheiros de Volta Redonda completa este ano 51 anos de existência.

Foram mais de cinquenta anos de lutas em defesa da classe dos Engenheiros Trabalhadores de Volta Redonda.

Nesses anos todos, enfrentamos um longo período de ditadura. A convivência com as Empresas Estatais e, depois, o período e privatização. As crises dos anos oitenta e a grande crise atual do país. Não raro, nos colocamos ao lado das Empresas em defesa de sua sobrevivência, e, em consequência, da manutenção dos empregos dos trabalhadores. Mas, em muitos momentos, tivemos que nos colocar contra as administrações das Empresas para defender os direitos e a manutenção de ganhos dos trabalhadores. Nesses momentos de luta, logramos algumas vitórias e, em outros momentos, derrotas que serviram para nos dar ânimo para continuar lutando.

Nosso trabalho se desenvolveu junto às Empresas, órgãos públicos e na Justiça, sempre que necessário, quando não foi possível obter acordos diretos através de debates com os patrões.

Nesse longo caminho, logramos obter vitórias como o pagamento de mais de 14 milhões de Reais pelas perdas dos Planos Econômicos.O pagamento das PLR’s atrasadas, devidas pela CSN, que, estendido aos Metalúrgicos, resultou em mais de 300 milhões de Reais para os bolsos dos trabalhadores.

Agimos também junto à CBS, quando, em conjunto com a APCBS, e depois de intenso trabalho junto à secretaria de previdência Privada do Governo, conseguimos que a CSN admitisse uma dívida de 500 milhões de Reais com a Fundação, impedindo que o déficit existente fosse repassado aos Participantes e Beneficiários.

Atuamos junto às Empresas para a aplicação dos índices de correção das perdas devidas aos Planos Econômicos nos pagamentos das Multas Rescisórias. Na readmissão de trabalhadores demitidos de forma irregular. Na reversão de demissões por Justa Causa. No pagamento de Salário Mínimo Profissional aos Engenheiros. Na obtenção de Aposentadoria Especial por especialidade. No pagamento de verbas rescisórias para trabalhadores aposentados que se mantiveram na ativa.

Obtivemos expressiva vitória na manutenção do Plano de Saúde para aposentados da CSN que cumpriram as características previstas no Edital de Privatização.

Durante toda a existência do SENGE, participamos ativamente dos processos de Negociação das Datas Base das Empresas, apoiando o Sindicato Majoritário e questionando propostas das Empresas que não atendiam às demandas dos Engenheiros e Trabalhadores em geral.

Continuamos apoiando os Engenheiros Aposentados com ação intensiva junto à CBS e dando apoio jurídico em questões pessoais.

Por tudo isso, e sabendo que novas demandas virão dos Engenheiros da ativa e Aposentados, é que nos sentimos revigorados em nosso trabalho e entusiasmados para darmos continuidade às nossas ações em defesa dos Direitos dos Trabalhadores Engenheiros.

Mas, para darmos continuidade ao nosso trabalho, necessitamos cada vez mais do apoio de nossa classe, principalmente neste momento em que a crise econômica reduz as margens para negociações e ganhos. Sendo necessário muita luta até para manter os direitos já conquistados. Precisamos da união da classe em torno do Sindicato, pois, só assim seremos fortes.

SENGE-VR.

Não Fique Só, Fique Sócio.